sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Black Metal

Bom vamos falar sobre Black Metal , sei que o blog é de rock mais vamos das uma mesclada para não ficar só no rock roll vamos falar de seu gênero o Metal vou começar falando do Black Metal:
Black metal é uma vertente do rock que evoluiu no início dos anos 80 paralelamente ao, um outra vertente do metal extremo. É um estilo sombrio, cru e agressivo e incorpora em suas letras temas como o satanismo e paganismo (em particular a mitologia nórdica).
A primeira geração do black metal refere-se às bandas dos anos 80 que influenciaram a sonoridade e formaram um protótipo para o gênero.

O termo "black metal" foi cunhado pela banda inglesa Venom cujo nome foi retirado de seu álbum Black Metal lançado em 1982. Apesar do álbum ser considerado Trash Metal pelos padrões modernos, apresentava mais temas e imagens centradas no anticristiano e no satanismo do que qualquer outro da época. Os membros do Venom costumavam adotar pseudônimos, uma prática que se tornou comum entre vários os músicos do black metal.
Outra banda pioneira do black metal foram os suecos do Bathory, liderada por Thomas Forsberg (sob o pseudônimo de Quorthon). A banda apresentou este estilo em seus primeiros quatro álbuns, porém no início da década de 90 tornou-se pioneira do estilo que hoje é conhecido como viking metal.King Diamond e Sarcófago teriam sido os primeiros músicos da cena a utilizarem o "corpse paint''
Algumas bandas nos anos 70 que fizeram referência ao lado obscuro da vida não são enquadradas neste estilo, porém influenciaram bandas precursoras do gênero. Alguns consideram que as bandas precursoras fizeram parte da primeira onda do black metal.
Algumas bandas consideradas precursoras do estilo são: 
Hellhammer:
O Hellhammer foi formado na Suíça, em 1982, pelo guitarrista e vocalista Thomas Gabriel (que, na época, atendia pelo pseudônimo de Tom Warrior). A formação durante essa época modificou-se inúmeras vezes, mas sempre com Gabriel à frente. No mesmo ano e no seguinte, o grupo gravou duas demos, “Death Fiend” e “Triumph Of Death”. O material contido nessas duas fitas era, por um lado, primitivo e simplesmente antimusical (os próprios integrantes admitiam na época não saber tocar seus instrumentos), mas, por outro, totalmente de vanguarda, inédito, nunca feito antes. Era Heavy metal, mas com uma energia e simplicidade musical que o aproximava do punk, a agressividade não encontrava paralelos no cenário musical de então - os riffs sujos e graves, a voz gutural e a cozinha rápida eram a chave - e a imagem sombria do grupo contribuía para completar o mito: estava surgindo ali dois gêneros musicais, o Death metal (que mais tarde teria seus contornos definidos) e o Black metal (embora esse nome só seria dado ao estilo com o lançamento do clássico disco homônimo do Venom, de 1982).

Sodom:
A banda foi iniciada por Tom como uma tentativa desesperada para sair de ter que trabalhar em minas de carvão em sua cidade natal, Gelsenkirchen . Inspirada em bandas comoMotörhead , Saxon , Tank , Venom e Aceite , o grupo lançou duas demos que levou a um contrato com a gravadora Steamhammer (que não foram gravadas com Bloody Monster, que por esta altura foi substituído por Chris "Witchhunter" Dudek ). Aggressor deixou a banda logo antes de liberar o No Sign of Evil PE (geralmente considerado como um importante início de black metal de lançamento), e foi substituído por Grave Violator, que ele mesmo não durou muito tempo, e saiu após a gravação de No Sign of Evil . Michael "Destructor" Wulf foi encontrado como uma substituição, após o qual a banda passou e gravou Obsessed by Cruelty , seu primeiro álbum com músicas que estava mais na veia do In The Sign of Evil. Wulf não durou muito tempo na banda , e mais tarde passou e se juntou Kreator (ele não iria durar muito lá também, e ele morreu em 1993 após um trágico acidente de motociclo).

Celtic Frost:
Os dois primeiros produtos fonográficos do Celtic Frost, os EPs Morbid Tales e Emperor's Return, traziam a mesma proposta básica doHellhammer, mas muito mais evoluída e musicalmente relevante. Os fãs mais radicais do Hellhammer não aceitaram aquela mudança, mas foram minoria. O Celtic não demorou muito a atrair uma legião de seguidores e, em 1985, o álbum To Mega Therion saiu e tornou-se mais uma obra-prima de Gabriel, Ain e Priestly. Ainda sombrio, direto, cru e extremo, o disco era bem tocado, bem produzido, original, trazia idéias novas e, acima de tudo, mostrava que o Black/Thrash metal praticado por eles não precisava ser, necessariamente, tosco.

No ano seguinte, teve início o que, para muitos, foi a decadência do Celtic Frost. O LP deste ano, Into the Pandemonium, apresentou uma série de inovações nunca vistas no Death metal. Agora, violinos, metais, letras em francês, sonoridades de hip hop e outras virtudes bizarras juntavam-se ao peso das guitarras e à agressividade da seção rítmica. O Celtic Frost provava ser corajoso o suficiente para experimentar, mas os fãs (ao contrário da crítica) começou a chamá-los de decadentes e traidores.


Bulldozer:
Bulldozer é uma banda de black /speed metal da Itália formada em 1980.

Devido às obrigações com o serviço militar a banda se dissolveu em 1981 e voltou a atividade em 1983. Sua última apresentação, antes da departura, ocorreu em Milão no dia 1 de Dezembro de 1990. O fundador e baixista Dario Carria cometeu suicídio em 1988.
AC Wild e Panigada reativaram a banda em 2008, trazendo um novo baterista e lançando novo disco em 2009.


Immortal:
O Immortal é uma banda de black metal de Bergen, Noruega. Atualmente, os membros mais importantes são Demonaz e Abbath; estes estão juntos na banda desde o início, sendo encarregados de escrever todas as músicas e letras. Não são irmãos, apesar de às vezes assinarem seus nomes como "Demonaz Doom Occulta" e "Abbath Doom Occulta".

Em 1988, esses dois adolescentes noruegueses, juntamente com Christian "Varg" Vikerness (também conhecido como Count Grishnackh, que algum tempo depois formaria o grupo de um homem só, o Burzum) e mais dois rapazes (Tyr e Alligator) formaram uma banda chamada Old Funeral. Esta banda fazia um thrash/death com pequenos indícios de black metal moderno. Sua primeira demo saiu em algum período de 1989 e se chamava "Abduction of Limbs". No Old Funeral, Abbath e Demonaz tinham as mesmas funções que desempenham no Immortal: Abbath tocava baixo e fazia os vocais e Demonaz cuidava das guitarras. A Old Funeral também lançou um EP intitulado "Devoured Carcass", lançada e gravada em 1990.

Entre outras etc.
Escrito por: Jani






Um comentário: